Manobra de troca de aviões da Red Bull termina em acidente; assista

Adrenalina pura! Segure-se onde estiver porque a matéria que você está prestes a ler será bastante radical. Acontece que dois primos, pilotos do programa da Red Bull “Plane Swap”, que significa literalmente troca de aviões, tentaram realizar um feito histórico no último domingo.

Você poderá gostar também de:

A tentativa de bater mais recorde ocorreu em meio ao deserto do Arizona, nos EUA, longe de qualquer área habitada. Estavam a bordo de duas aeronaves, uma azul e uma prata modelo Cessna 182 monomotor, os experientes pilotos Luke Aikins e Andy Farrington, cada um em um avião na intenção de, em pleno ar, fazer a troca de comando. Veja:

IMPORTANTE: o salto e a troca de aviões começa próximo aos 4 minutos de vídeo

Objetivo era audacioso e bastante arriscado, mas os primos mandaram muito bem e o resultado foi, digamos que parcialmente obtido, não fosse um pequeno infortúnio.

O grande momento

A 12.100 pés de altura, cerca de 4000 metros, os aviões se alinharam paralelamente um em relação ao outro para o feito que iria se tornar histórico. Motores foram desligados e fumaças liberadas para indicar que estava tudo pronto para os saltos e as trocas de comando.

Foto dos dois aviões personalizados voando com a logo e brasão da marca Red Bull. Um avião é azul e o outro prateado, cores símbolo da companhia de energéticos.
Aviões azul e prata da Red Bull sobrevoam os céus da cidade de Eloy, no Arizona (Foto: reprodução/Red Bull)

Com os aviões imbicados para baixo Luke e Andy saltam, mas algo com o avião do Andy Farrington fez com que a aeronave perdesse o controle e começasse a girar. Enquanto Luke conseguiu adentrar o avião prata que era pilotado por seu parceiro. O mesmo não aconteceu com Andy, que decidiu abortar no meio do caminho por motivos de segurança.

Ambos os pilotos estavam devidamente paramentados com paraquedas, caso algo acontecesse de errado. Foi o que fez Farrington, que acionou seu paraquedas e pousou em segurança no solo.

O avião azul ficou totalmente destripulado e caiu no chão, ao passo que o avião prata passou a ser comandado por Luke Aikins. Ninguém se feriu na ação.

Quanto custa o avião da Red Bull que caiu?

Segundo o site Aviões Net, um avião tipo Cessna 182 turbo monomotor, parecido com o que foi usado no voo da Red Bull, pode chegar a custar US$ 320.000,00. Esse foi o prejuízo que a grande marca de energéticos tomou com a queda da sua aeronave personalizada.

Dos males, o menor: apenas prejuízos financeiros foram contabilizados. O que não deve ter feito cócegas nos cofres da gigante austríaca dos energéticos.

Sobre a Red Bull

A empresa conhecida pelos seus energéticos da latinha azul e prata e pelo seu slogan: “Red Bull te dá asas”, que em 2014 lhe custou um processo de 13 milhões de dólares por propaganda enganosa, também se aventura a patrocinar grandes clubes e eventos esportivos, além de 125 atletas em 18 modalidades de 49 países.

A Red Bull foi introduzida no mercado em 1987 pelo austríaco Dietrich Mateschitz, liderando o seguimento de bebidas a base de cafeína e taurina. Atualmente a companhia possui valor de mercado de mais de 16 bilhões de dólares e é dona de alguns times de futebol na Alemanha, nos Estados Unidos e a três anos adquiriu o brasileiro Bragantino Futebol Clube, o renomeando para Red Bull Bragantino.

Receba + conteúdos como esse

Uma coisa é certa: a empresa de Dietrich sabe bem como fazer marketing. Estima-se que 35% da sua receita seja destinada a sua forma de fazer marketing, que é vista por muito como criativa, agressiva e inovadora.

Para finalizar essa matéria, o Duhzera quer saber de vocês, caros leitores: o que acham da forma como a Red Bull lida com a divulgação da sua marca? É uma jogada de gênio patrocinar esportes e eventos radicais, como esse dos aviões, ou é um tiro no pé? Deixe sua opinião na caixa de comentários, logo abaixo.

Eduardo Freitas

Gordo, nerd e tetudo. Estudante de Sistemas de Informação e apaixonado por internet, design, tecnologia e negócios online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PSY lança novo hit viral em parceria com SUGA do BTS Por dentro da mansão de US$ 12 milhões que parece um castelo MIOJO DOCE: conheça os novos lámens que estão dando o que falar Bilionário Elon Musk não tem casa e dorme em quarto de amigos Cachorro é multado na Alemanha por excesso de velocidade Bizcochito: o hit mais envolvente do momento