Rede Record erra e associa youtuber Maicon Kuster à pedófilo

A Rede Record de Televisão, terceira maior emissora de TV do país, acabou associando erroneamente a imagem de youtuber e humorista Maicon Kuster à imagem de um pedófilo. O caso aconteceu no último domingo, dia 02 de agosto, na edição do Domingo Espetacular.

A matéria, exibida em um dos programas de maior audiência da emissora, relatava a prisão de um homem que foi preso no Distrito Federal, acusado de pedofilia. O criminoso fazia uso de redes sociais para cometer seus crimes e em um dos seus perfis usava a foto de um dos personagem do humorista.

Imagem de perfís do Instagram do pedófilo que foram associadas ao Maicon Kuster
Imagem do Maicon sendo associada a imagem real do pedófilo (Foto reprodução / You Tube)

Dias antes outra emissora também cometeu um erro parecido ao veicular a imagem do digital influencer em matéria sobre o mesmo pedófilo, porém, diferentemente da Record, o SBT não afirmou que a foto do homem de peruca seria a do pedófilo.

O erro grave do jornalismo da Rede Record fez com que Maicon Kuster publicasse um vídeo-desabafo em seu canal secundário. No vídeo, Kuster alega temer por sua vida e afirma que irá tomar medidas judiciais. Assista:

Emissora pede desculpas

Em uma nova reportagem, desta vez no Jornal da Record, a emissora tentou corrigir o erro cometido contra Maicon. Confira a retratação:


Embora a empresa tenha refeito a reportagem, agora esclarecendo que a imagem usada na rede social não era a do criminoso e que o erro na matéria não foi intencional, não é a primeira vez que a emissora comete gafes e deslizes em seus programas de jornalismo e entretenimento.

O icônico e cômico caso da “Grávida de Taubaté”

Quem nunca ouviu falar na Grávida de Taubaté? Personagem memorável do jornalismo brasileiro que foi eternizada por memes diversos na Internet.

Edu Guedes se emociona com a falsa história da Grávida de Taubaté ao vivo

Em 2012 uma farsante se passou por grávida de quadrigêmeos em um programa da mesma emissora e arrancou até lágrimas de um dos apresentadores. Depois de um tempo descobriu-se que de grávida a mulher não tinha nada.

Tudo pela audiência

Em outro caso, dessa vez muito triste e nada cômico, o programa policial sensacionalista Cidade Alerta, apresentado pelo apresentador Luis Bacci gerou polêmica e revolta na Internet por noticiar ao vivo a uma mãe a morte de sua filha.

O sofrimento dessa mãe é de cortar o coração e jamais deveria ser televisionado dessa forma, é totalmente desumano e revoltante.

Mais uma prova da falta de credibilidade e profissionalismo do Jornalismo brasileiro é o vídeo abaixo onde, novamente no programa apresentado por Bacci, o sofrimento humano foi escancarado em rede nacional sem nenhum filtro e o que é pior, supondo crime a uma pessoa assassinada com base em relatos de vizinhos na frente da filha da vítima.


Eu, como blogueiro sem formação em jornalismo mas com bom senso, sinto muita vergonha do jornalismo dito “profissional” no Brasil. Em tempos em que se discute a CPI das Fake News os que mais deveriam mostrar credibilidade e profissionalismo são os que mais motivam a população a desacreditar no jornalismo profissional, seja por falta de atenção e responsabilidade, como no caso do Kuster, ou por pura falta de bom senso, como no caso em que noticiaram a morte da filha de uma mulher ao vivo, a mídia brasileira precisa dar o exemplo e não criar mais fake news e notícias sensacionalistas, superficiais.

O que você acha a respeito? A Rede Record passou dos limites? Maicon Kuster está certo em processar a emissora? O que você faria se estivesse no lugar da mãe que soube da notícia da morte de sua própria filha ao vivo?

Se esse post foi útil de alguma forma para você comente e compartilhe.

Eduardo Freitas

Gordo, nerd e tetudo. Estudante de Sistemas de Informação e apaixonado por internet, design, tecnologia e negócios online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PSY lança novo hit viral em parceria com SUGA do BTS Por dentro da mansão de US$ 12 milhões que parece um castelo MIOJO DOCE: conheça os novos lámens que estão dando o que falar Bilionário Elon Musk não tem casa e dorme em quarto de amigos Cachorro é multado na Alemanha por excesso de velocidade Bizcochito: o hit mais envolvente do momento